Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Graça Amorim diz que PPP do Inthegra vai melhorar prestação de serviços

O prefeito Firmino Filho tem mostrado insatisfação com o sistema de integração do transporte público de Teresina, após várias reclamações sobre o Inthegra.

A vereadora Graça Amorim rebateu nessa terça-feira (27) as críticas do vereador Dudu (PT) referentes ao projeto de lei encaminhado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) que propõe uma Parceria Público-Privada (PPP) para administrar as estações e terminais da integração na capital.

O prefeito Firmino Filho tem mostrado insatisfação com o sistema de integração do transporte público de Teresina, após várias reclamações sobre o Inthegra. O prefeito então decidiu contratar uma empresa de consultoria que ajudaria a Strans e as empresas de ônibus a prestarem um melhor serviço, ajudando a resolver os principais problemas.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Graça AmorimGraça Amorim

Além disso, Firmino encaminhou para a Câmara Municipal de Teresina um projeto de PPP, onde a empresa vencedora administraria os terminais e as estações. Graça Amorim explicou que Dudu está mentindo ao afirmar que se trata de uma venda dos terminais, pois o objetivo seria melhorar a prestação do serviço.

“Na verdade o vereador está distorcendo totalmente o conteúdo e a intenção do projeto. É uma PPP que através da iniciativa privada, por meio do processo legal, para administrar os terminais de integração. Quem ganhar a licitação vai administrar, levando segurança, limpeza, tornando-a mais efetiva. Todos nós sabemos que na administração pública, para adquirir um material precisa de licitação, o que leva dois a quatro meses. Então vai facilitar isso, pois a admiração privada faz direto a aquisição. A prefeitura não está cedendo os terminais ou entregando para a iniciativa privada, apenas está compartilhando a manutenção”, explicou.

Ela destacou que a empresa vencedora da licitação vai ter que cuidar da limpeza e manutenção, podendo conseguir lucros ao oferecer serviços aos usuários, como por exemplo, a venda de lanches ou até mesmo com a divulgação de publicidade.

“Quem vencer vai poder utilizar os terminais para colocar, por exemplo, uma venda de água, de lanche, vai poder colocar propaganda, vender um pequeno espaço para colocar uma divulgação. É essa a proposta da prefeitura, que está autorizando a iniciativa privada para serviços de manutenção e conservação, exploração e requalificação comercial. O vereador [Dudu] distorce como se a prefeitura estivesse entregando para iniciativa privada. Se o Centro de Convenções fosse assim, a gente teria um, mesmo que pequeno”, destacou a vereadora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dudu tem requerimento negado e critica PPP para o sistema Inthegra

Firmino propõe PPP para administrar sistema Inthegra em Teresina

Dudu critica contratação de empresa após problemas no Inthegra

Vereador Jeová Alencar diz que Inthegra só funciona no papel

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.