São José do Piauí - PI

Idoso de 93 anos curado da covid-19 recebe alta em São José do Piauí

Ele foi o primeiro paciente diagnosticado com a Covid-19 no município, e realizava o tratamento em casa.

Fábio Wellington
Teresina
Davi Fernandes
Teresina
24/04/2020 17h18 - atualizado 17h39

Um idoso de 93 anos recebeu alta médica, na noite desta quinta-feira (23), da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, de São José do Piauí, cidade distante 297 km de Teresina. Ele foi o primeiro paciente diagnosticado com novo coronavírus (Covid-19) no município, e realizava o tratamento em casa.

A secretária de saúde, Eunice de Sousa Brito, confirmou a informação por meio de nota. Segundo ela, o idoso foi acometido pela forma mais leve da doença, sendo necessário apenas um acompanhamento diário por porte da equipe médica da Saúde da Família.

“O teste que detectou a infecção foi realizado no paciente no dia 17 de Abril. Após avaliação realizada ontem, a médica assinou a alta do paciente, pois o idoso não apresentava mais sintomas do novo coronavírus”, diz a nota.

Ainda de acordo com Secretaria de Saúde, os outros casos que estavam sendo monitorados por terem chegado ao município, no mesmo ônibus que o idoso, não apresentaram quaisquer sinais ou sintomas. Sendo assim, como já se passaram 14 dias de isolamento domiciliar também foram descartados.

Casos e óbitos no Piauí

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) na noite desta quinta-feira (23) aponta que subiu para 16 o número de mortes confirmadas por coronavírus (covid-19) no Piauí. A quantidade de casos confirmados também cresceu, passando de 217 para 256 em 24 horas, ou seja, 39 novos casos desde a última atualização.

O novo óbito foi de um senhor de 64 anos, de Parnaíba, que faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA). Ele fazia tratamento para câncer.

Segundo a Sesapi, foram registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Água Branca, Castelo do Piauí, Luzilândia e Nazaré do Piauí. Com isso, 33 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus.

Dos casos positivos, são 21 mulheres e 17 homens, com idades que variam de 1 a 87 anos. Os casos descartados após a realização de exames também aumentaram, passando de 2.898 para 3.262.

Crianças

O novo boletim apresentou mais três diagnósticos confirmados em crianças, duas de um ano (feminino e masculino), de Teresina, e outra de 8 anos (masculino) de São Raimundo Nonato. Ao todo, já são 14 crianças contaminadas.

Outras mortes

As outras 15 pessoas que morreram por coronavírus foram: o casal de idosos Jomar Pereira da Silva (88) e Marlúcia Pereira da Silva (73); o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia; o empresário Oderman Bittencourt; o empresário Nogueira Neto; um teresinense de 56 anos; uma jovem teresinense de 22 anos; um senhor de 63 anos, de Piracuruca; um idoso de 72 anos, de Bom Princípio; uma idosa de 73 anos, de Picos; uma adolescente de 13 anos, de Pedro II; um senhor de 61, de Parnaíba; um idoso de 98 anos, de Teresina; um senhor de 85 anos, também de Teresina; e um idoso de 79 anos, de Piracuruca.

Situação no Brasil

O Brasil registrou nesta sexta-feira, 24, 357 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 3.503 casos da doença nas últimas 24 horas, segundo informações do Ministério da Saúde .

Com isso, em todo o País, o número total de mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 3.670, com um total de 52.995 casos confirmados. Até quinta-feira, o número total era de 3.313 vítimas fatais e 49.492 casos confirmados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem 3.670 mortes e 52.995 casos confirmados de coronavírus

Sobe para 16 número de mortes por coronavírus no estado do Piauí

Mais conteúdo sobre: