Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Covid-19: FMS vai colocar no fim da fila quem se recusar a tomar vacina

A pessoa que rejeitar uma vacina pela marca deverá assinar um termo de responsabilidade, segundo a FMS.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina emitiu comunicado oficial na tarde desta quarta-feira (07), informando que acatou a recomendação emitida pelo Ministério Público do Estado do Piauí e vai implantar o uso de um termo de desistência, que deverá ser assinado por aqueles que se recusarem a tomar alguma vacina contra a covid-19 em função da marca, origem ou fabricante do imunizante.

De acordo com a FMS, a pessoa que no momento da vacinação desistir de receber a dose por causa do tipo de imunizante utilizado deverá assinar um termo de responsabilidade, será impedida de realizar novo agendamento e irá para o fim da fila da vacinação. Esse cidadão só terá direito a ser vacinado após concluída a imunização do público adulto.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressaltou que todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são seguras, com eficácia comprovada, após uma rigorosa avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Diante disso, o médico enfatizou que todos aqueles que já podem tomar o imunizante devem fazê-lo, para garantir a proteção individual e coletiva contra o novo coronavírus.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Gilberto Albuquerque
Gilberto Albuquerque

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da Anvisa antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, declarou Gilberto Albuquerque.

Recomendação

O promotor Eny Marcos Vieira Pontes expediu recomendação a FMS para que adote medidas que desestimulem a prática de escolha da vacina contra covid-19, quando os indivíduos rejeitam alguns imunizantes por conta de sua origem, marca ou fabricante.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.