Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Familiares de pacientes relatam desespero após retirada de aparelhos do HUT

Chorando, a filha de uma paciente contou que a mãe corre risco de morte e precisa fazer uma tomografia.

Familiares de pacientes internados na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) concederam entrevista ao GP1, na tarde desta quarta-feira (27), relatando desespero após os aparelhos de raio x e tomógrafos serem retirados da unidade pelos fornecedores, por falta de pagamento. A situação se torna mais grave quando se leva em consideração o fato de o HUT ser, em teoria, o hospital mais bem equipado do Estado.

Marcele Helena está acompanhando a mãe, que deu entrada no HUT na madrugada dessa terça-feira (26) com quadro de pneumonia. A filha da paciente ressaltou que nem mesmo os medicamentos estão sendo ofertados pelo hospital. “Ela teve um problema de asma e está com pneumonia. Estão em falta os remédios, o médico me passou a receita e perguntou se eu poderia comprar, e eu comprei. Nós compramos remédio e fraldas e eu já trouxe hoje de manhã”, relatou.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Marceli Helana
Marcele Helena

Chorando, Marcele falou da situação delicada e explicou que a idosa corre risco de morte e não conseguiu fazer uma tomografia, devido à ausência do tomógrafo. “Agora ela vai precisar amanhã fazer tomografia e já vão levar o aparelho de tomografia. Todos os que estão na UTI vão precisar desses aparelhos e estão levando todos”, colocou.

A técnica em enfermagem Janaína Sampaio, que está no HUT acompanhando um paciente do município de Água Branca, também comentou a situação crítica do hospital. Ela relata que alguns pacientes deram entrada na unidade nesta tarde precisaram procurar atendimento em outro lugar.

“Muita gente chegou precisando dos aparelhos e tiveram que voltar. É uma demanda que não consertaram, acho que é falta de responsabilidade do gestor”, disse Janaína Sampaio.

Caos na saúde

O GP1 recebeu, nesta quarta-feira (27), denúncia de uma série de problemas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O mais grave deles é a falta de aparelhos: segundo apurado por nossa reportagem, os tomógrafos e aparelhos de raio x do hospital foram desativados e removidos pela empresa fornecedora dos equipamentos, por falta de pagamento.

Sem esses dois aparelhos imprescindíveis para a realização dos exames, de grande demanda, leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital poderão ser bloqueados.

Além disso, o GP1 apurou que o atendimento está sendo afetado pela falta de diversos medicamentos e o setor da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica está sem funcionar por falta de equipos (dispositivo que administra substâncias endovenosas).

Ar-condicionados e bebedouros

Outra denúncia recebida diz respeito a falta de ar-condicionados e bebedouros. A maioria dos aparelhos está sem funcionar e acompanhantes dos pacientes estão comprando água gelada nas barracas que ficam nos arredores do hospital.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.