Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Caos na Saúde: Enzo Samuel anuncia sessão extraordinária para o dia 2 de janeiro

"Vamos buscar encaminhamentos para resolver esse problema", explicou o presidente da Câmara.

Será realizada no dia 2 de janeiro, a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Teresina para debater o colapso na Saúde Pública da Capital. A informação foi repassada pelo presidente da Casa, o vereador Enzo Samuel (PDT), após reunião com seus pares Pollyanna Rocha (PV), Fernanda Gomes (SDD), Evandro Hidd (PDT), Zé Nito (MDB), Graça Amorim (Progressistas), Antônio José Lira (Republicanos), Zé Filho e Leonardo Eulálio (PL).

Enzo Samuel explicou que a medida enérgica adotada pelo Câmara já surtiu efeito positivo com a reinstalação de equipamentos que tinham sido retirados do Hospital de Urgência de Teresina (UT), por falta de pagamento, além da abertura de postos de vacinação e testagem para covid-19 durante o período das festas de Ano Novo.

Foto: Alef Leão/GP1Presidente da CMT, Enzo Samuel
Presidente da CMT, Enzo Samuel

“A Câmara nunca foi inerte e já encaminhamos [os problemas] para o Tribunal de Contas, para o próprio Executivo Municipal, na busca de soluções. Ontem, anunciei a chamada dessa sessão extraordinária e essa atitude já surtiu efeito positivo, os equipamentos que tinham sido retirados, já foram restabelecidos nos seus devidos locais e hoje também tive a notícia de que diante das UBSs que seriam fechadas no recesso, vamos ter pontos de vacinação da covid e de testagem nas quatro regiões da cidade. Mas vamos realizar a sessão, porque precisamos chamar o presidente da FMS e entender o que de fato está acontecendo na Saúde. Essa sessão ocorrerá dia 2 de janeiro e vamos buscar encaminhamentos para e resolver esse problema", explicou Enzo.

O que diz a liderança do prefeito na Câmara

O líder do prefeito na Câmara, vereador Antônio José Lira (Republicanos), disse que mantém contato direto com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). Segundo ele, o problema não pode ser politizado e o que se deve buscar é uma solução para o problema.

“Desde o acontecido [caos na saúde pública de Teresina], eu estou em contato direto com o próprio prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, onde ele determinou a solução imediata e fiz contato direto também com o presidente da Casa, Enzo Samuel. A população quer é a solução e nós temos que ter cuidado para [o problema] não ser politizado, isso que é importante”, informou o vereador

Foto: Alef Leão/GP1Antônio José Lira
Antônio José Lira

O parlamentar também defende que a Câmara convoque o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “A resposta é com solução. Que chame, por exemplo, o presidente da Fundação Municipal de Saúde que hoje estava conversando comigo às 05h da manhã. Que ele venha e que explique, isso é importante. Se houve problema de pagamento, pois que se traga aqui o diretor financeiro da FMS e pergunte ‘Foi pago? Como é que foi pago’”, disse Antônio José Lira.

E a oposição?

O vereador Evandro Hidd (PDT) questionou a capacidade de gestão do prefeito Dr. Pessoa e disse que a grave crise na Saúde da Capital precisa ser resolvida com a colaboração das diversas entidades.

Foto: Alef Leão/GP1Vereador Evandro Hidd
Vereador Evandro Hidd

"Ontem a energia da FMS estava cortada. Será que isso tem condição? Será se o prefeito faz um bom trabalho na nossa cidade de Teresina? Se não tiver gestão, não vai para frente. Hoje já tivemos notícias de que os salários dos servidores não vão ser pagos nesse mês de dezembro. Quero acreditar que essa informação esteja equivocada. A grande questão é essa: o prefeito tem condições de gerir a Saúde? Não é só o HUT, os hospitais e as UPAs espalhadas de Teresina estão com o mesmo problema. As Unidades Básicas de Saúde não vão funcionar neste período de fim de ano. A solução tem que ser com várias mãos", declarou Hidd.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.