Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Covid-19: Sesapi triplica número de leitos de UTI nos hospitais

No período de 18 a 30 de julho, 46,3% das 246 vítimas da doença no Piauí foram na capital, onde moram apenas 26% dos piauienses.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) triplicou o número de leitos de UTI nos hospitais regionais do estado com objetivo de impedir o colapso na rede nos municípios mais distantes de Teresina. A iniciativa é um reforço para evitar que piauienses infectados pelo novo coronavírus ficassem sem atendimento.

De acordo com a secretaria, desde o início da pandemia, 698 das 1.329 mortes da doença no Piauí foram de residentes na capital, onde moram apenas 26% dos piauienses, o que corresponde a 52,5%. Já o interior, que concentra 74% da população, registrou 47,5% dos óbitos, ou seja, 631.

  • Foto: Divulgação/AscomLeitos da covid-19Leitos da covid-19

Polos como Floriano, Picos, Parnaíba e Piripiri ganharam novas UTIs atendendo os pacientes das cidades da região. Com o reforço na capacidade de atendimento do interior, os pacientes mais graves passaram a ser socorridos de forma mais rápida, reduzindo os riscos de morte.

Em abril, no início da pandemia, as unidades de saúde do interior do Piauí possuíam 38 leitos de UTI. Agora, esse número mais que triplicou: são 132 leitos. A Secretaria de Saúde também ampliou a quantidade de leitos de estabilização na rede do interior: de 26 no começo da crise para 40 atualmente. As unidades de leitos clínicos subiram de 290 para 438.

Teresina também recebeu investimentos na rede de saúde estadual. Hoje, a capital piauiense tem, sob gestão do Governo do Estado, 59 leitos de UTI a mais do que no início da pandemia.

NOTICIAS RELACIONADAS

Wellington Dias decide não decretar lockdown neste fim de semana no Piauí

Wellington Dias entrega ambulância para o Corpo de Bombeiros do Piauí

Covid-19: Wellington Dias abre crédito suplementar de R$ 7 milhões

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.