Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS elabora plano de contingência por conta do coronavírus em Teresina

O documento da FMS apresenta medidas e formas de identificar o coronavírus, que podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia grave.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) elaborou um plano de contingência, divulgado nesta sexta-feira (20) para enfrentamento do coronavírus (Covid-19) em Teresina, que existe quatro casos confirmados. O Governo Estadual e Municipal decretaram calamidade pública por conta da pandemia.

Confira aqui o plano

O documento da FMS apresenta medidas e formas de identificar o coronavírus, que podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia grave. Os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios. O paciente pode apresentar febre, tosse e dificuldade para respirar. O quadro clínico inicial da doença é a síndrome gripal, sendo recomendada a investigação de histórico de viagens internacionais e nacionais.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde para o combate ao covid-19 em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde instituiu o Centro de Operações de Emergência (COE), que tem por objetivo acompanhar os casos da doença na capital. O grupo é formado por médicos e enfermeiros de plantão 24 horas.

O COE tem por objetivo a orientação do sistema municipal de vigilância em saúde e da rede de serviços de atenção na saúde – pública e privada – para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno dos casos suspeitos de infecção humana pelo covid-19.

O órgão segue também articulando-se com gestores estaduais e municipais para execução das ações propostas, de acordo com as definições operacionais dos casos suspeitos que foram elencados pelo Ministério da Saúde.

Covid-19

O Covid-19 é causado pelo coronavírus SARS-CoV-2, que causa infecções respiratórias e que tem se espalhado por vários países. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a doença tem baixa letalidade e 80% dos casos são leves, porém pode causar sintomas graves e até levar a óbito pessoas de grupos considerados de risco, como idosos e pessoas com morbidades como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Coronavírus: MP-PI pede que FMS faça aquisição de equipamentos

Diretor de Atenção Básica da FMS orienta pessoas a evitar sair de casa

Piauí possui três casos confirmados de coronavírus

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.