Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Leito da UTI neurológica do HUT é bloqueado por falta de equipamento

Procurada na manhã desta quinta-feira (28), a assessoria do hospital negou a denúncia apurada pelo GP1.

A situação de completo abandono no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), considerado uma das maiores estruturas da rede hospitalar do Norte/Nordeste, tem causado prejuízos irreversíveis à população.

Nesta quinta-feira (28), o GP1 apurou que o leito 08 da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neurotraumatológica permanece bloqueado por falta de equipamentos básicos, como é o caso do equipo (dispositivo que administra substâncias endovenosas). Com isso, o leito segue sem condições de admissão de novos pacientes.

E a razão para a medida é insuficiência na distribuição dos equipamentos.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Aparelhos recolhidos do HUT
Aparelhos recolhidos do HUT nessa quarta-feira

Nessa quarta-feira (27), considerado o ponto alto do caos na saúde pública municipal de Teresina, vários pacientes sentiram na pele as consequências da falta de gerenciamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que acabou permitindo a retirada de equipamentos de Raio-X e tomógrafos do HUT por conta do não pagamento à empresa responsável fornecedora.

A situação se repetiu ainda em outras 11 unidades de saúde administradas pela Prefeitura de Teresina: Hospital Alberto Neto, Hospital da Primavera, Hospital da Santa Maria da Codipi, Hospital do Buenos Aires, Hospital do Monte Castelo, Hospital Lineu Araújo, Maternidade do Promorar, Maternidade Wall Ferraz, UPA do Promorar, UPA do Renascença e UPA do Satélite.

Depois de toda aflição vivida por pacientes e familiares que os acompanhavam no Hospital de Urgência de Teresina, a Fundação Municipal de Saúde conseguiu reverter a situação e os equipamentos que haviam sido removidos do HUT foram devolvidos.

O que diz o HUT

Procurada na manhã desta quinta-feira (28), a assessoria do Hospital de Urgência de Teresina negou, novamente, as denúncias sobre a falta de equipamentos no HUT e afirmou que o hospital segue seu funcionamento normal nesta última semana do ano.

Confira a nota na íntegra

O HUT reafirma que recebe desde o último sábado carregamentos diários de insumos hospitalares em quantidades suficientes para manter o Hospital abastecido. Ontem à tarde, mais especificamente, chegou um grande carregamento de equipos, a farmácia está abastecida. Reitera ainda o funcionamento normal da unidade nessa última semana do ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.